Friday, November 6, 2009

Mission: Impossible? The fight against corruption.

Missão Impossível? A luta contra a corrupção.

Assim como no filme Missão Impossível, no Brasil, e na maioria dos países da América Latina, a luta contra a corrupção, parece uma tarefa de alguns 'malucos' idealistas ou bem, digna de uma obra de filme de ação!

A cultura de roubo está tão infiltrada nas nossas vidas, que quando na política ouvimos sobre desvio de dinheiro público ninguém sequer se dá mais o trabalho de se indignar. Afinal, já é esperado. É uma profecia, onde todos se acham profetas.

Dizem: "Político honesto não existe. Sempre foi assim. E assim sempre será."

Bom, se formos analisar, até que esta crença tem algo de verdade. Políticos na América Latina e em qualquer lugar do mundo, se não forem pressionados, roubam mesmo. Qualquer pessoa, estando no poder, corre o risco de cair na tentação e se aproveitar da situação previlegiada que possui.

Nos EUA, por exemplo, não é diferente. Aqui existe o que se chama o lobby que nada mais é, dizem alguns, e com certa razão, uma forma de suborno. Não são raros os casos de corrupção envolvendo empresas e políticos neste país. Posso citar o caso das companhias de energia na Califórnia, mas para não me extender no assunto, irei citar o caso recente da prefeita da cidade de Baltimore, Sheila Dixon, em Maryland. Acusada de receber presentes e outras regalias em um caso de corrupção que durou anos na Justiça, ela somente foi indiciada este ano e apesar de ainda não ter sido afastada, parece que o será muito em breve.

É fato que em muitos estados americanos, corrupção é crime. Uma pessoa envolvida em caso de favoritismo, desvio de verba pública, etc. muitas vezes vai parar na cadeia. Mesmo assim os crimes de corrupção e as denúncias abundam. Não deixam de existir por isso, nem são tão fácilmente resolvidos, como no caso da prefeita de Batimore.

Então qual é a diferença? Se não existem políticos corretos nem nos EUA, nem no Japão (um país super sério) e até no Chile (ver governo de Ricardo Lagos, por exemplo), o nosso 'exemplo' da América Latina, para que queremos que justo no Brasil nossos políticos sejam 'limpos'? É o que muitos pensam. Mesmo que equivocadamente.

A missão impossível, no caso, o combate à corrupção, não é tarefa só para alguns, muito menos, de uma pessoa só! Nem tampouco, é trabalho fácil em nenhum lugar do mundo.

No filme quando o 'herói', Tom Cruise, tem que fazer coisas pra lá de fantasiosas para conseguir seu objetivos ele geralmente conta com a ajuda de seus colegas. No entanto, ele consegue superar tudo sozinho no final. Afinal, ele é o galã.

Não assim na vida real, onde não depende de uma pessoa só enfrentar tamanha missão. Não existe um ´Salvador da Pátria´, como muitos no Brasil costumavam achar. É impossível? Sim, muitas vezes, é. Mas se não fizermos nada, assim sempre será.




Tom Cruise, interpreta o galã no filme Mission: Impossible. "...And, you really think WE CAN DO this? WE ARE going to do it!"

Cabe a nós, a cada um de nós, a tarefa de fazer algo ao respeito. A imprensa e agora a comunicação através da Internet (via Twitter, Facebook, Nings, Blogs, Jornais Online etc.) tem como missão apontar as tarefas "impossivéis" que nós como sociedade como um todo temos a responsabilidade de resolver. Não basta só eleger um governo, votar consciente, etc. Tem que ter participação de todos.

Mas também só apontar os problemas, ficar denunciando isso ou aquilo sem apontar solução, não adianta. Temos que ser parte da solução para não fazermos mais parte do problema. Precisamos despertar em cada um de nós aquele 'herói' adormecido. Precisamos nos unir, pois na vida real, não seremos capazes de mudar o "impossível" sozinhos. Se cada um contribuir, mesmo que de maneira modesta, conseguiremos façanhas dignas de um filme de Hollywood.

No artigo do jornal o Estado de São Paulo (publicado no dia 3 de novembro) tanto na versão impressa como na online, vi apenas um limitado número de comentários. A que se deve isso? Na versão impressa houve 0 (Z-E-R-O!!!!) comentários. Na online, apenas 3 (T-R-E-S)!

Vejam o link da versão impressa aqui.

Acho que não é suficiente só comentar mas é sinal sadio em qualquer sociedade ter uma discussão sobre um assunto tão importante. Demostra interesse. Algo que perdemos talvez por achar que roubo é normal. Ora por ser um legado de muitas gerações, ora por convivermos diariamente com ele, não podemos ficar justificando nosso inércia (aquela que nos paraliza até para fazer comentários em um site de notícia) e falta de interesse.

É por causa da nossa passividade que a corrupção continua a ser ignorada em nosso país.

Termino este post, postando parte do texto do artigo que faz referências as ONGs, descritas no artigo, e que são o orgulho de nosso país. Sei que existem muitos dentre nós que não desistem da luta para um país mais digno, mais sério. E muitos outros que esperam apenas uma oportunidade como esta, a de encontrar pessoas que pensam igual, para agir.

Fica também o convite para participar da comunidade virtual na Internet, ou Ning Social Networking site, do FichaLimpa, criada justamente para aqueles que acreditam em um governo melhor.

Afinal, a realidade se constrói das ações e não de ideologia. 'Malucos' são aqueles que se acomodam com a mentira, a violência, o roubo e a corrupção.

ONDE SE INFORMAR

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

Elaborou projeto de lei para barrar os fichas-sujas. Realiza também pesquisas em bancos de dados para avaliar cassações

www.mcce.org.br

Transparência Brasil

Fundada em 2000, formou banco de dados de fácil acesso na internet com informações sobre o Legislativo de todo o Brasil. Coleta informações, documentos, registros eleitorais

www.transparencia.org.br


Contas Abertas

Faz levantamentos de gastos dos parlamentares, disponibiliza planilhas com uso de verbas indenizatórias, gastos de emendas, aplicações de recursos tanto do Legislativo como do Executivo

www.contasabertas.uol.com.br


Voto Consciente

Movimento fundado em 1987, em São Paulo, para acompanhar e fiscalizar ações na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa

www.votoconsciente.org.br

Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo)

Entidade do interior de Minas Gerais que congrega centenas de outras organizações de combate à corrupção em todo o País

www.amarribo.org.br

Bookmark and Share

3 comments:

  1. Identifico-me muito com seus textos, nossas ideias se convergem e nosso objetivo é o mesmo: um Governo e um País melhor =)

    A corrupção assombra nossas Instituições, e o que você bem define como "cultura do roubo" torna-nos cidadãos passivos e a indignação ausenta-se.

    Interessante você falar da tentação do poder, podemos usar como exemplo a frase célebre: "O poder corrompe". Deixar-se corromper é entregar-se a fragilidade e ir contra a essência do poderio governamental.

    Gosto quando cita a passividade, ressltando a importãncia da participação da população como um todo. essa é uma vertente que luto e almejo alcançar. Precisamos estar unidos, precisamos fazer valer nossa palavra, nossas vontades, o nosso VOTO!!!

    Muitos não se interessam pela política. A maioria, simplesmente porque não tem acesso, não a conhece. A política é fascinante e apesar das trevas, tenho esperança de que no fim do túnel, sempre há a luz.
    Blogs como o seu, aproximam as pessoas da política e é isso que fará com que se interessem pelo cenário politico. O envolvimento será consequência.

    Parabéns pelo artigo e obrigada por contribuir por está causa. =)

    ReplyDelete
  2. Querida, Glaúcia!

    Adorei seu comentário. :)

    Muito obrigada por seguir meu blog!!! Espero que com o exercício constante do escrever, a qualidade do blog possa melhorar e possa vir chegar a obter maiores comentários.

    Você tem razão quando fala que o interesse político é quase nulo. E realmente me admiro de ver pessoas jovens como você envolvida em um sistema históricamente (não só no Brasil, mas em todo o mundo) muito sujo e feroz.

    Continue sempre a acreditar que seu trabalho, sua vida faz diferença. Acredito que fazemos a diferença sim. Que nos chamem de 'loucos' ou idealistas, se quiserem.O pior é ir dormir todas as noites, pensando em tudo o que podia ser feito mas que não foi. Gosto de pensar que pelo menos algo fiz, mesmo que seja apenas uma gota de água no oceano.

    Muito obrigada pelas palavras de estímulo. A ideia é justamente essa, e espero cada vez mais pois alcançar essa meta: aproximar as pessoas à política e o cenário político já que levá-las à ação no Brasil não é tarefa fácil.

    Um grande abraço.

    Simone

    ReplyDelete
  3. Olá! Gostei de seu texto! Faria algumas pequenas mudanças, mas nada de realmente significativo. Creio que vc expõe com clareza suas ideias, e, opinião de técnica, creio que é necessário apenas compactar mais o texto, pois isso o torna também mais eficiente. Suas ideias são muito boas, você apresenta com clareza o problema, as complicações e as possíveis soluções em introdução, desenvolvimento e conclusão canônicas.

    Abraços, siga em frente! :)

    ReplyDelete