Monday, November 9, 2009

"City of God" is one of the best films of the decade!

"Cidade de Deus" entre os 100 melhores filmes da década!


Há alguns dias atrás, ouvi a história de uma polonesa que decidira estudar o idioma português na faculdade e viajar ao Brasil, após assistir o filme "Cidade de Deus". A entrevista, em formato de podcast foi feita pela revista Piauí, a mesma que apresentava pela primeira vez a saga vivida pelo americano David Goldman que luta até hoje por resgatar seu filho sequestrado no Brasil.

Como eu sempre gostei de ouvir estrangeiros falando português, achei o máximo a entrevista. É realmente admirável o esforço que eles fazem. Aprender um novo idioma, já não é fácil, muito menos o nosso, cheio de 'excentricidades' e de cultura tão diversa. A polonesa, que tinha certo sotaque, aprendera nossa língua em Portugal. Mas ela narrava sua experiência no Brasil, com uma energia, uma paixão, que era típica de brasileiro. Realmente fascinante isso. E tudo por causa de um filme!!!

A cultura se difunde pelo mundo através dos meios de comunicação. Um dos meios mais populares é com certeza o cinema. O poder e impacto deles na sociedade não é algo que possamos subestimar, mesmo que não sejamos admiradores de Hollywood. O impacto da cultura americana no mundo se deve, em grande parte, à promoção de seus filmes e produtos através da imagem que passam para o mundo.

É com isso em mente, que decidi destacar esta notícia no post de hoje. O destaque e a repercussão do filme "City of God" pelo mundo, merece reconhecimento. Me lembro que na época que assisti o filme, aqui nos EUA, muitos saíram antes da sala de cinema. Claro, que eram na maioria idosos, e sua atitude é compreensível já que algumas cenas do filme são chocantes. Mas a reação geral, especialmente dos jovens, foi bem diferente, eles ficaram loucos pelo nosso país, queriam saber mais sobre ele, o Rio de Janeiro e as favelas. Logo, a favela, se tornou símbolo e virou até referencial turístico.

Vender excursões pelos morros virou moda. Leiam reportagem sobre o documentário "Para inglês ver" que fala desse fenômeno aqui.

Mas será que essa é mesmo a imagem que queremos passar do Brasil para o mundo? Vale destacar que dentro da mesma lista que põe o "Cidade de Deus" em lugar 66, é destacado o filme "O Jardineiro Fiel" do mesmo diretor, Fernando Meirelles, em lugar 52.



Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment