Saturday, September 19, 2009

Weekly Highlights: Blogs and News you can't miss!

Destaques da Semana: Blogs e notícias que você não pode perder!

Para quem não sabe, eu sou 'blogueira' e 'tuiteira' novata. Estranho como, por conta de novas ferramentas tecnológicas, em nosso dia-a-dia são formadas palavras com estas.

O Blog, palavra que nasceu da mistura de Web + log, e o Twitter, nome do serviço de mensagens instantâneas, são inovações fabulosas.

É certo o ditado que diz "a necessidade é a mãe de todas as invenções". Deve ser por isso tantos blogs são criados a cada dia. O meu, por exemplo, não é exceção. Ele busca suprir a necessidade de divulgar notícias e blogs interessantes de uma maneira simples.

Mas a falta de tempo e o excesso de notícias dificulta a tarefa. Por isso, começo esta sessão Destaques da Semana. Todos os sábados buscarei trazer aos meus leitores uma seleção do que há de melhor no Brasil e na América Latina que ficou faltando durante a semana.

Aproveitem e façam sua sugestão!

Blogs da Semana:

Através do Blog da Maya, conheci a história da blogueira Alcinea, retratada na história da revista brasileira Época "As novas redes da Amazônia" que como comentava em Opinião da Semana do domingo passado, foi o que me fez finalmente começar o blog.

Além disso, em seu post do dia 17 de setembro, Maya faz uma seleção de links que descreve como "ligados à política e discussão sobre cidadania, respeito ao eleitor, luta por justiça e verdade". Vale a pena conferir! ;-)

Rachel Glickhouse, a americana mais conhecida pelo seu pseudônimo RioGringa, nos traz em seu blog Adventures of a Gringa! um ótimo artigo em inglês contando a história de Alcinea. Recomendo a leitura do "Protest Now: Blog Censorship in Brazil"

Rachel começa seu artigo dizendo:
"Recently, the media has come under attack in Brazil, but bloggers too have had their right to free speech challenged. Threatened with law suits and sometimes even death threats, Brazilian political blogs have been shutting down right and left, including the well-known Nova Corja blog. I decided to feature one of these blogs, since the author has refused to shut down her blog and to stand up to one of Brazil's biggest bullies and most deeply corrupt politicians, Jose Sarney. (Thanks to Simone for the tip)"
E termina:
"Despite all this, Alcinea continues to blog and to write without fear, despite the fact that the corrupt courts and politicians are on her back and expect her to pay an insane sum to a man who has already stolen an untold and likely unspeakable amount of money from the government.

Alcinea, estou com você. FORA SARNEY!"

Em português:

Recentemente, a mídia brasileira vem sendo atacada, mas os blogueiros também têm tido seus direitos de liberdade de expressão desafiados. Ameaçados por processos e às vezes até ameaças de morte, os blogs de política brasileiros têm sido retirados do ar, incluindo o conhecido site A Nova Corja. Decidi destacar um desses blogs, já que a autora se negou a retirará-lo e enfrenta-se assim a um dos maiores bullies e mais enraizado político corrupto, José Sarney. (Graças a Simone pela dica)
...
Apesar de tudo isto, Alcinea continua a escrever sem medo, apesar do fato de que os tribunais e políticos corruptos lhe dêem as costas e esperem que ela pague uma quantia insana de um homem que já roubou uma quantia incalculável e, provavelmente, indescritível do governo.

Alcinea, estou com você. FORA SARNEY!

Eu também estou com você Alcinea. Riogringa, obrigada mais uma vez pela contribuição.

Notícias da Semana:

Entre os destaques está o artigo do jornal brasileiro Folha de São Paulo do dia 17 de setembro: "Câmera muda proposta do Senado, libera 'ficha suja' e mantém internet livre". Também é interessante o vídeo anexado, onde se explicam as possivéis restrições na internet.

Assistam aqui o vídeo:



Entre outros destaques no Brasil está a matéria do Estadão do dia 16 de setembro, leiam aqui: "Lula convida José Antonio Toffoli para vaga de ministro no STF". No paragráfo abaixo, o jornal brevemente expõe o assunto que ainda gera controvérsia e é destaque da semana:
"No STF, a candidatura de Toffoli sempre enfrentou resistências. Primeiro, por ter ligação estreita com o PT e com o ex-ministro José Dirceu. Depois, por ser considerado por alguns ministros como muito novo e inexperiente para o cargo."
E finalmente...

Foto da Semana:


A foto é cortesia de AnaMora. Conheçam mais fotos dela aqui.

Fontes: O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo Online.

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment