Monday, September 21, 2009

No way out: Honduras closes all airports. Zelaya gets protection at Brazilian embassy

Sem saída: Honduras fecha todos os aeroportos. Zelaya se protege na embaixada brasileira.

Medida é decretada depois de toque de recolher; governo interino pede que Brasil entregue líder deposto, diz Estadão.

Em frente à embaixada brasileira, Zelaya fala para centenas de apoiadores.
Fotos: Reuters


"Pouco antes do fechamento dos aeroportos, Zelaya disse que ninguém voltará a tirá-lo de seu país, e que as palavras de ordem após seu retorno continuam sendo "pátria, restituição ou morte". Por sua vez, o presidente de facto, Roberto Micheletti, pediu ao Brasil que entregue Zelaya, que está abrigado na representação do País em Tegucigalpa. "Pedimos que o Brasil respeite a ordem judicial contra o senhor Zelaya e o entregue às autoridades competentes de Honduras", afirmou Micheletti em mensagem televisionada.

A partir de agora, ninguém voltará a nos tirar daqui. Por isso, nossa posição é pátria, restituição ou morte", enfatizou Zelaya diante dos milhares de simpatizantes que permaneciam em frente à embaixada brasileira. O governo interino protestou contra o Brasil, e responsabilizou o País por qualquer ato de violência que possa acontecer perto da sede diplomática."

Leiam o artigo completo aqui.

x-x-x

"Ousted Leader of Honduras Returns as Crisis Deepens", NYTimes.


"... Brazil’s foreign minister, Celso Amorim, also in New York, said the embassy in Tegucigalpa agreed to take in the ousted president after Mr. Zelaya’s wife, Xiomara Castro, asked for help through a Honduran legislator.

Mr. Amorim did not say whether there was a time limit on Mr. Zelaya’s stay in the embassy, but he stressed that the Organization of American States should renew efforts to negotiate a solution. “If the O.A.S. doesn’t work to give guarantees to a democratically elected government, in the case of a coup like this, then what is the O.A.S. for?” he said."

Leia o artigo original (em inglês) aqui. Read full article here.

Em português:

Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, também em Nova York, disse que a Embaixada em Tegucigalpa concordou em abrigar o presidente deposto após a esposa do Sr. Zelaya's, Xiomara Castro, pedisse ajuda por meio de um legislador hondurenho.

Amorim não disse se havia um limite de tempo para a estadia do Sr. Zelaya na embaixada, mas ressaltou que a Organização dos Estados Americanos devem renovar os esforços em negociar uma solução. "Se o O.A.S. não funcionar para dar garantias a um governo democraticamente eleito, no caso de um golpe como esse, então para que serve o OEA? ", disse ele.

Updates: Brazil in the midst of a national crisis in Honduras.

Bookmark and Share

No comments:

Post a Comment