Saturday, September 12, 2009

Lula and the public doubt.

Lula e a dúvida pública.


No artigo mais recente da série "Lula e a dívida pública", Amilton Aquino aponta a disparidade no discurso do Presidente brasileiro. Aquino diz:
"...No último domingo, véspera do 7 de setembro, o Presidente da República foi além das insinuações e afirmou com todas as letras: 'Não só pagamos a dívida externa, como acumulamos reservas de 215 bilhões de dólares'.

Bom, o Governo deve ter feito uma mágica para pagar a dívida externa em segredo, pois, dois meses antes, o próprio Governo divulgou mais um aumento da dívida externa que chegou em julho de 2009 ao recorde de US$ 267,482 bilhões - contando com os US$ 71,585 bilhões de empréstimos intercompanhias das multinacionais a suas subsidiárias no país (ver matéria no Valor Econômico)."

Com isso, o autor do post chama a atenção para um dos problemas mais graves no Brasil e na maioria dos países da América Latina: a ausência do papel de uma mídia investigativa.

O blogueiro fala da "apoteose da ignorância" ao se referir a falta de informação da população e dá sua opinião no assunto:
"Caberia a imprensa apontar tal absurdo, mas já estamos no fim de semana e até agora nenhum único comentário, nem uma simples alusão, mesmo entre os comentaristas econômicos. Nem mesmo o Observatório da Imprensa, normalmente tão atento aos deslizes do jornalismo tupiniquim, citou o fato. Conclusão: o brasileiro não dá a menor importância para a dívida pública! (e Lula se aproveita disso)"
O blog de Amilton Aquino traz muitos dados e informação além de opinião sobre a política brasileira. O artigo é a parte III da série. Para ler o artigo completo, clique aqui.

A pergunta do dia é: E o compromentimento da mídia em apurar os fatos e comunicá-los ao cidadão, aonde está?

Fica no ar a dúvida... e, pelo visto, também a dívida!


Update (dia 19 de setembro): Siga o novo artigo de Alquino aqui.


Fonte: visaopanoramica


Bookmark and Share

2 comments:

  1. Obrigado pela citação! Incluí seu blog na minha lista de amigos. Abraço!

    ReplyDelete
  2. Eu que agradeço, seu artigo é ótimo! Parabéns!!!

    ReplyDelete